sexta-feira, 6 de março de 2009

Geografia 1ª série

A CIÊNCIA GEOGRÁFICA

O rótulo Geografia é bastante antigo e sua origem remota à Antiguidade Clássica.

Até o final do século XVII, nao é possivel falar de conhecimento geográfico como algo padronizado. A sistematização da geografia, sua colocação como ciência autônoma, só vai ocorrerno início do século XIX.

A sistematização da geografia como ciência, está inserida no processo de avanço e dominio das relações capitalistas de produção.

A geografia será filha do desenvolvimento do capitalismo na alemanha. Os autores considerados pais da geografia são: Humboldt e Ritter.


AS CORRENTES DO PENSAMENTO GEOGRÁFICO

Determinismo: afirma " as condições naturais determinam a história, ou seja, o homem é um produto do meio" seu percussor foi FRIEDRICH RATZEL (Alemanha).
















Possibilismo: o homem é um ser ativo na relação com a natureza, ou seja , o "meio é um produto da ação humana." Seu percursor PAUL VIDAL DE LABLACHE(França).










O MÉTODO REGIONAL DE HARTSHORNE.


Para Hartshorne, a "Geografia seria um estudo da variação de áreas".O caráter de cada área seria dado pela integração de fenômenos inter-relacionados ,de cada área enfocada.


O MOVIMENTO DE RENOVAÇÃO DA GEORAFIA:


A crise da Geografia Tradicional e o movimento de renovação a ela associado começam a se manifestar já em meados da década de 50. A partir de 1970, a Geografia Tradicional está definitivamente enterrada.O movimento de renovação pode ser dividido em dois grandes conjuntos:a Geografia Pragmática e Crítica.
Nova Geografia ou Quantitaiva ou Teorética:" O subdesenvolvimento é encarado como uma etapa necessária ,superada em pouco tempo."Ateoria dos pólos de desenvolvimento é um dos melhores exemplos desta corrente geográfica.
Com a Geografia Crítica , a ciência geográfica redefine seu papel dentro da sociedade: "de ciência da organização do espaço e da transformação da sociedade".
PRINCÍPIOS GEOGRÁFICOS
A geografia como ciencia só foi possível com a formulação dos cincos princípios essenciais ao método geográfico. São eles:
princípio da extensao: Formulado po Ratzel. Segundo o principio da extensão, o geográfo deve localizar o fato geográfico e determinar sua área de ocorrência. A necessidade de se limitar o fato geográfico torna a cartografia uma auxiliar indispensável à geografia.
pricípio da analogia: teve como prncipais defensores o alemão Karl Rittere o francês Vidal de La Blache. Esse princípio estabelece que o estudo de um fenômeno geográfico supõe a preocupação constante em estabelecer analogia com fenômenos de igual natureza ocorridos em outras partes do globo.
princípio da causualidade: foi defendido pelo grande geografo alemão Alexandre Von Humboldt e estabelece que se devem sempre buscar as causas e determinar as consequências do fato geográfico.
princípio da conexão ou da interação: estabelece que os fatos geograficos físicos ou humanos nunca aparecem isolados e estão sempre interligados por elos de relacionamento.
princípio da atividade: determina o caráter dinâmico do fato geografico, que deve ser estudado em seu passado para poder ser compreendido no presente epara se ter uma imagem de seu futuro.
IMPORTANTE:
"Estes princípios atuaram como receituário da pesquisa, definindo regras gerais, no trato com o objeto, que não podiam ser negligenciadas."

Nenhum comentário:

Postar um comentário